Mestre parana

Mestre Paraná – Osvaldo Lisboa dos Santos, filho de Cândido Lisboa dos Santos e Albertina Maria dos Santos - nascido em 25/09/1922 em Salvador/Bahia e falecido em 07/03/1972 no Rio de Janeiro.
A capoeira no Rio de Janeiro remonta da época dos escravos, mas o seu crescimento como prática esportiva, com academias formais, se deu nos anos 50 na zona da Leopoldina com dois grandes mestres: Artur Emídio (Grupo do Artur) e Mestre Paraná (Grupo São Bento Pequeno); que junto com Mestre Genaro transformaram a capoeira no Rio de Janeiro.
Nos anos 60 surgiram os Grupos Bonfim (Mário Buscapé) e Senzala (Mestre Gato; o primeiro fora da Zona da Leopoldina, que teve também grande participação no crescimento da capoeira no Rio de Janeiro).
Mestre Paraná, conforme dito pelo próprio, foi aluno de um ex-escravo – Antônio Corró - sem informações sobre sua origem, já que sendo um ex-escravo, deve ter aprendido em alguma senzala da vida e conseqüentemente não há registro, apesar de alguns insistirem em inventar mestres para Corró.
Paraná veio para o Rio de Janeiro nos anos 40 e sua primeira moradia foi no Bairro do Flamengo, depois se mudou para a av. Itaóca em Bonsucesso; posteriormente para a rua Miguel Burnier, também em Bonsucesso, quando começou a dar aulas de capoeira no quintal de sua casa. No final dos anos 70 mudou-se para Realengo aonde veio a falecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guarda negra.

A orquestra